quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Brasil fica em penúltimo lugar em ranking global de qualidade de educação


Heloisa Cristaldo | de Brasília

O Brasil ficou em penúltimo lugar em um ranking global de educação que comparou 40 países levando em conta notas de testes e qualidade de professores, dentre outros fatores. A pesquisa foi encomendada à consultoria britânica Economist Intelligence Unit (EIU) pela Pearson, empresa que fabrica sistemas de aprendizado e vende seus produtos a vários países. 

Os resultados foram estruturados a partir de notas de testes efetuados por estudantes dos países entre 2006 e 2010. Também foi considerado pela pesquisa a quantidade de alunos que ingressam na universidade e foram empregados. 

Conhecidas como "super potências" da educação, a Finlândia e a Coreia do Sul dominam as duas primeiras colocações do ranking e, na sequência, figuram Hong Kong, Japão e Cingapura. Alemanha (15), Estados Unidos (17) e França (25) estão em grupo intermediário e México (38), Brasil (39), e Indonésia (40) integram as posições mais baixas. Entre os sul-americanos, Chile (33), Argentina (35) e Colômbia (36) estão em melhor colocação que o Brasil. 

O ranking é baseado em testes efetuados em áreas como matemática, ciências e habilidades linguísticas a cada três ou quatro anos e, por isso, apresenta um cenário com atraso estatístico frente à realidade atual. 

Ao analisar os sistemas educacionais bem-sucedidos, o estudo concluiu que investimentos são importantes, mas não tanto quanto manter uma verdadeira "cultura" nacional de aprendizado, que valoriza professores, escolas e a educação como um todo. O relatório destaca ainda a importância de empregar professores de alta qualidade, a necessidade de encontrar maneiras de recrutá-los e o pagamento de bons salários. 

O Ministério da Educação (MEC) informou desconhecer a pesquisa realizada pela consultoria britânica Economist Intelligence Unit (EIU). 

Conheça o Ranking Pearson-EIU 

1- Finlândia

2 - Coreia do Sul

3 - Hong Kong

4 - Japão

5 - Cingapura

6 - Grã-Bretanha

7 - Holanda

8 - Nova Zelândia

9 - Suíça

10 - Canadá

11 - Irlanda

12 - Dinamarca

13 - Austrália

14 - Polônia

15 - Alemanha

16 - Bélgica

17 - Estados Unidos

18 - Hungria

19 - Eslováquia

20 - Rússia

21 - Suécia

22 - República Tcheca

23 - Áustria

24 - Itália

25 - França

26 - Noruega

27 - Portugal

28 - Espanha

29 - Israel

30 - Bulgária

31 - Grécia

32 - Romênia

33 - Chile

34 - Turquia

35 - Argentina

36 - Colômbia

37 - Tailândia

38 - México

39 - Brasil

40 - Indonésia

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Alunos da Escola Estadual Vila Rica realizam apresentações sobre a cultura Africana

www.eldoradofmvilarica.com.br

A data do dia 20 de novembro é celebrada nos quatro cantos do Brasil como o dia nacional da consciência negra, em memória a um dos maiores ou principais lideres na luta por liberdade e dignidade, principalmente dos negros que eram escravizados e sofriam maus tratos pelos senhores da época.


Buscando resgatar parte da história, os alunos da Escola Estadual Vila Rica, estão realizando durante toda essa semana, uma programação especial, através do projeto: Um Novo Olhar Sobre a Cultura Africana, África e Diversidade Brasileira. Durante toda programação está sendo retratado através de poesias, da música, da culinária, da dança, do teatro, dos costumes, com palestras, a influência da cultura africana no povo brasileiro.


O evento está acontecendo no auditório do núcleo pedagógico da UNEMAT na Avenida Perimetral Leste, Bairro Bela Vista, teve início dia 19 de novembro e encerra-se na próxima quinta-feira,dia 22, com um jantar. As apresentações desta quarta e quinta começam às 07 horas e 30 minutos, segue até as 11 horas, encerrando a noite com o jantar.
www.eldoradofmvilarica.com.br

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Dia Nacional Da Consciência Negra - 20 de novembro


No dia 20 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

www.eldoradofmvilarica.com.brO quilombo era uma localidade situada na Serra da Barriga, onde escravos se refugiavam. Com o passar dos anos, chegou a atingir uma população de vinte mil habitantes, em razão do aumento das fugas dos escravos.

Os escravos serviam para fazer os trabalhos pesados que o homem branco não realizava, eles não tinham condições dignas de vida, eram maltratados, apanhavam, ficavam amarrados dia e noite em troncos, eram castigados, ficavam sem água e sem comida, suas casas eram as senzalas, onde dormiam no chão de terra batida.

Muitas pessoas eram contra essa forma de tratar os negros e várias tentativas aconteceram ao longo da história para defender seus direitos. Em 1871 a Lei do Ventre Livre libertou os filhos de escravos que ainda iriam nascer; em 1885 a Lei dos Sexagenários deu direito à liberdade aos escravos com mais de sessenta anos.

Mas Princesa Isabel foi a responsável pela libertação dos escravos, quando assinou a Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, dando-os direito de ir embora das fazendas em que trabalhavam ou de continuar morando com seus patrões, como empregados e não mais como escravos.

O dia da consciência negra é uma forma de lembrar o sofrimento dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil, tentando garantir seus direitos sociais.

Hoje temos várias leis que defendem esses direitos, como a de cotas nas universidades, pois acredita-se que, em razão dos negros terem sido marginalizados após o período de escravidão, não conseguiram conquistar os mesmos espaços de trabalho que o homem branco.

Na época da escravidão os negros não tinham direito ao estudo ou a aprender outros tipos de trabalho que não fossem os braçais, ficando presos a esse tipo de tarefa.

Muitos deles, estando libertos, continuaram na mesma vida por não terem condições de se sustentar.

O dia da consciência negra é marcado pela luta contra o preconceito racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade. Além desses assuntos, enfatizam sobre o respeito enquanto pessoas humanas, além de discutir e trabalhar para conscientizar as pessoas da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Escola Vale do Araguaia realiza a ”1ª Mostra Literária” de Vila Rica

www.eldoradofmvilarica.com.br


A Escola Vale do Araguaia realizou na noite desta terça-feira, 13, no CTG a 1ª Mostra Literária apresentada pelos alunos do 6º Ano ao 3º Ano do ensino médio.


Era visível o brilho nos olhos das crianças e adolescentes que fizeram as apresentações, assim também como dos professores. O público foi muito bom apesar das fortes chuvas que caíram na cidade.


Segundo a professora Hosana os alunos fizeram a leitura de livros e contaram a história em forma de dramatização. A primeira apresentação contou a historia do Brasil.


A Escola que está em seu primeiro ano conta hoje com 280 alunos, em sua maioria remanescentes da antiga Escola Cenecista, e em breve estará abrindo novas matrículas inclusive no sistema de bolsas.
Fonte:www.eldoradofmvilarica.com.br